Páginas

domingo, 18 de maio de 2008

Durepoxi é ruim??


Pistoleiro de Kriptus, em escala 1/10 - puro durepoxi.

Vejo muita gente por aí(Brasil) que quando falo que trabalho com durepoxi, com bastante facilidade por sinal, fica abismado, ou olha torto, antes de conhecer o resultado do meu trabalho, consigo detalhes mínimos com essa massa, que muitos acreditam que serve só pra tapar buracos de panela ou furos em canos.
Já modelei peças de war game, dezenas em 28mm~35mm e os detalhes estão lá. Sou obcecado por detalhes em todos os meus trabalhos, seja escultura ou desenho.

A verdade é que não me importa muito qual o material, não tenho tanto tempo de modelagem e nem experimentei muitos materiais, mas o meu processo, meus métodos, mostram-me que o importante é o que vc consegue extrair do material, independente do que seja. Ano passado conheci a Dimclay, é um material fantástico, torna o processo de modelagem mais prazeiroso, do que trabalhoso, é limpo, não gruda em nada(só um pouco nas ferramentas, em algumas durezas da massa) mas todo caso tem suas limitações. Aqui, não se trata de uma limitação exatamente, mas sim do fim pra sua modelagem. Serve exclusivamente para modelagem de protótipos, peças que serão reproduzidas em resina ou outro material. Não dá pra pintar, não "seca" ou endurece, se mantém exatamente como veio na embalagem, pode ser reaproveitada: fez molde, replicou, derreta o protótipo e comece outro...isso doeu muito na primeira vez, pois vc gasta horas, dias, semanas numa peça pra depois vê-la derretendo e voltando a matriz da criação...mas deixou seus filhos!!!!!

Reduzi o uso do durepoxi, mas não exclui da minha maleta de materias.

Para estatuetas que não terão cópia, uso ele.

Não tenham medo de material algum, foque no propósito da sua modelagem, experimente sem receio, se não for o adequado parta pra outro até encontrar o que vc queira.

9 comentários:

Anônimo disse...

Nada como um bom conselho de alguém profissional! :)
Valew!

Anônimo disse...

olá meu nome é Daniel Domingos e gosto muito de desenho quero conhecer mais e aprender afazer esculturas assim com o vc.Tenho em amigo que faz algum trabalhos no estilo "barroco" com argila, mas os seus trabalhos com epoxi e massas especiais é demais!!Tem uma perfeição incrível!
Visite meu blog e veja meus trabalhos de ilustração. E me diga: já que tenho um conhecimento em desenho e anatomia, qual seria o caminho mais rápido para eu realizar trabalhos de qualidade, assim como vc?

Parabéns!

http://www.danieldomingos.b logspot.com

Anônimo disse...

olá meu nome é Daniel Domingos, gosto muito de desenho quero conhecer mais e aprender a fazer esculturas assim como vc.Tenho em amigo que faz alguns trabalhos no estilo "barroco" com argila, mas os seus trabalhos com epoxi e massas especiais são demais!!Tem uma perfeição incrível!
Visite meu blog e veja meus trabalhos de ilustração. E me diga: já que tenho um conhecimento em desenho e anatomia, qual seria o caminho mais rápido para eu realizar trabalhos de qualidade, assim como vc?

Parabéns!

http://www.danieldomingos.b logspot.com

Anônimo disse...

oi!
nunca tinha encontrado alguém que trabalhasse com durepox em esculturas além de mim! parabéns pelo seu trabalho, é perfeito, os detalhes são impressionantes... concordo com você, durepox é um dos poucos materiais que permitem tanta liberdade na modelagem, principalmente pra quem é detalhista... um abraço, e mais uma vez parabéns!

Anônimo disse...

oi realmente é impresionante seu talento.
mas elogios a parte...
estou procurando alguem que me fassa uma mini estatueta do ayrton senna com mais ou menos 20 centimetros e vejo que vc pode fasela muito bem feita.
bom vou deixar meu imail e aguardo seu contato pra saber o presso e para mais detalhes sobre a estatueta.

jp_nirvana_scc@hotmail.com

ATT jp nirvana

thegrandfathers band disse...

Olá. também gosto de miniaturismo. e acho legal o durepoxi..


http://youtu.be/QAbTnACNFrI ( MEUS SUBMARINOS )

http://www.youtube.com/watch?v=FXAjSLYc3jY&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA&index=9 ( BONECOS 2 )

http://www.youtube.com/watch?v=3A7F6a6C6Wg&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA ( BARCO )

http://www.youtube.com/watch?v=4LWGIdjTmjw&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA ( BONECOS 1 )

http://www.youtube.com/watch?v=oElDVxsWKjY ( CASA DA BRUXA )

http://youtu.be/QAbTnACNFrI ( MEUS SUBMARINOS )

http://www.youtube.com/watch?v=FXAjSLYc3jY&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA&index=9 ( BONECOS 2 )

http://www.youtube.com/watch?v=3A7F6a6C6Wg&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA ( BARCO )

http://www.youtube.com/watch?v=4LWGIdjTmjw&list=UUwKGlj8YaPqYChokzNFoEsA ( BONECOS 1 )

Unknown disse...

Boa tarde,
Primeiramente parabéns pelo seu trabalho de uma riqueza muito grande, estou a 4 meses no mundo do modelismo e já sei que não quero fazer mais nada d minha a não ser isso. Já conhecia o durepoxi para modelagem atualmente e que o uso para peças definitivas, não entendo tbm a desavença que as pessoas tem ao durepoxi uma massa ótima que dependendo do nível do artista consegue resultado magníficos.
Mas única desvantegem e gramagem que e muito pouca ao encontrei a venda no mercado durepoxi de 250g que no final custo beneficio não e tão bom, gostaria de saber se existe algum similiar no brasil com gramagens de ate 1kg. Desde já agradeço e novamente parabéns pelo trabalho.

Marcelo B Mendes disse...

Olá!
Infelizmente, no Brasil temos uma limitação gigantesca ao acesso à materiais diversos. Epoxi para escultura, não existe! Durepoxi, é quebra-galho, apesar de se conseguir ótimos resultados. Se você experimentar epoxi importado, nunca mais vai querer outra. Em lojas gringas, você encontra baldes de argila epoxi, que variam de 250g a 5kg, 10kg... E o preço é um absurdo, principalmente com o dólar como está!!!

Enfim, obrigado pelo contato e palavras e, busque aprimorar o talento, o material não trabalha sozinho! Mas, óbvio que a qualidade ajuda no resultado! Tendo oportunidade, compre uma epoxi da Aves (Entre outras marcas) e verá a diferença de uma massa profissional!

Marcelo Mendes

Vitor Deivid Oliveira disse...

Opa cara, eu já tentei esculpir em durepoxi, mas acho a massa meio mole demais pra modelar, então eu uso biscuit agora, só queria saber, tem como deixar a massa mais firme e consistente ora modelar, ou só colocando em moldes?